Revendas de máquinas e implementos: veja como elas podem se financiar no mercado de capitais!

Precisa de recursos para empresas de revenda de máquinas e implementos? Veja como isso pode ser feito via mercado de capitais!

thumb

Com frequência, a atividade de revendedores de máquinas e implementos pode demandar a obtenção de crédito. Nesse cenário, o mercado de capitais conta com alternativas de financiamento com vantagens específicas para quem atua no agronegócio.

Conhecer essas oportunidades ajuda a empresa a aproveitar modalidades que consideram as particularidades e desafios do setor. Como resultado, você obtém recursos com mais personalização e eficiência.

Quer saber como as empresas de revenda de máquinas e implementos podem se capitalizar no mercado financeiro? Continue a leitura para descobrir!

Quais são as particularidades da revenda de máquinas e implementos?

Negócios que atuam na revenda de máquinas e implementos agrícolas enfrentam um cenário complexo e sensível às variações do mercado. Fatores como queda dos preços das commodities, aumento do custo do crédito para empresas do agro e eventos climáticos extremos arriscam impactar o poder de compra dos produtores rurais.

Com a rentabilidade comprometida, muitos deles adiam a renovação do maquinário, pressionando o caixa das revendas. Boa parte da demanda por máquinas agrícolas depende da performance econômica do mercado interno e de países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Bolívia.

Nesse contexto, a revenda lida com um ciclo comercial altamente sazonal, sujeito a riscos climáticos e macroeconômicos, precisando de estratégias de financiamento que considerem esse cenário. Isso exige mais flexibilidade, acesso a capital de giro e liquidez para manter os estoques atualizados.

Essa necessidade se intensifica diante da demanda crescente por inovação, como máquinas movidas a biocombustíveis ou tecnologias híbridas. Então alternativas de crédito que não dependem exclusivamente dos bancos tradicionais, como as do mercado de capitais, tornam-se relevantes.

Quais são as alternativas de crédito no mercado financeiro?

Para captar recursos pelo mercado financeiro, você deve conhecer as alternativas disponíveis para quem revende máquinas e implementos. 

Veja alguns exemplos!

Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs)

Os CRAs são tradicionais para o setor, criados em 2004 pelo Governo para incentivar o financiamento do segmento. Essas alternativas são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis do agronegócio, abrangendo diversos participantes da cadeia.

Nesse caso, a empresa tem a chance de antecipar os seus recebíveis pelo processo de securitização. Para tanto, ela deve procurar uma securitizadora para avaliar os seus direitos creditórios, podendo antecipar esse recebimento.

Já os investidores adquirem os títulos e recebem uma remuneração pela sua participação. Assim, as empresas que emitem os CRAs contam com vantagens importantes.

A primeira delas é que as alternativas não ocupam a linha de crédito do Sisbacen — o sistema do Banco Central (Bacen) que centraliza as informações financeiras. A modalidade é isenta de tributos, como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda (IR).

Há outros pontos que podem ser observados, como melhoria em índices operacionais, mitigação do risco de crédito e acesso a linhas mais amplas e atrativas para a captação de recursos.

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs)

Enquanto os CRAs são títulos de renda fixa, os FIDCs são fundos de investimento — uma modalidade coletiva para o investidor. Neles, é composta uma carteira compartilhada de direitos creditórios de diferentes tipos.

O fundo tem gestão profissional, que fica responsável pela alocação das alternativas. A empresa antecipa os recebíveis com o FIDC, que estrutura a operação para captar os recursos com os investidores interessados.

O processo pode contar com a participação da securitizadora, já que ela compra os direitos creditórios dos empreendimentos e repassa aos fundos. O negócio interessado consegue vender os seus recebíveis com um pequeno deságio, acessando no presente recursos que só estariam disponíveis no futuro.

Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros)

O Fiagro é mais um tipo de fundo de investimento, nesse caso, com foco no setor agroindustrial. A sua carteira pode ser composta por diferentes ativos ligados ao segmento, como títulos de crédito agropecuário, imóveis rurais e participações em empresas do agronegócio.

Existem diferentes tipos de Fiagros e há como personalizá-los, determinando os ativos da carteira e até o público para o qual a alternativa será disponibilizada. A estruturação ocorre com o auxílio de uma gestão especializada.

Debêntures

As debêntures são títulos de renda fixa, porém, abrangendo empreendimentos de diferentes setores, sem um foco específico no agronegócio. Elas podem ser emitidas por sociedades anônimas não financeiras.

A empresa tem a possibilidade de usar a debênture como um meio alternativo de empréstimo, devolvendo os recursos após um período com juros. Os investidores adquirem os títulos no mercado de capitais e obtêm uma rentabilidade. 

Os recursos podem ser utilizados para diversas finalidades, como obtenção de capital de giro, execução de projetos e expansão das atividades.

Quais são as vantagens desse modo de captar recursos?

A captação de recursos via mercado de capitais tende a ser uma alternativa vantajosa para as revendas de máquinas e implementos. Ela é interessante especialmente em momentos de juros elevados e crédito bancário mais restrito.

Diferentemente dos empréstimos tradicionais, essas operações oferecem mais flexibilidade e, em muitos casos, não comprometem as linhas de crédito da empresa junto ao sistema financeiro.

Além disso, modalidades como CRAs, FIDCs e Fiagros permitem antecipar recebíveis — portanto, transformar vendas a prazo em recursos imediatos. Elas viabilizam fortalecer o capital de giro, renovar o estoque ou sustentar a operação em períodos de baixa liquidez.

Como resultado, a empresa de revenda de máquinas e implementos tem auxílio para manter a competitividade em um setor com forte pressão sazonal e riscos climáticos. Em alguns casos, pode haver benefícios fiscais que reduzem o custo do crédito para o negócio.

Logo, recorrer ao mercado de capitais contribui para sua revenda enfrentar momentos de retração e manter o ritmo de expansão. Esse meio de captação é capaz de ajudar o negócio a aproveitar oportunidades de mercado com mais agilidade e segurança financeira.

Como visto, contar com alternativas de captação de recursos que oferecem mais flexibilidade e eficiência pode auxiliar as empresas de revenda de máquinas e implementos. O mercado de capitais disponibiliza meios para acessar dinheiro sem depender exclusivamente do sistema bancário tradicional.

Quer aprender mais sobre as alternativas de captação para empresas? Entre em contato e saiba como a Octante Capital pode apoiar sua empresa na obtenção de recursos!

Autor

Data

22 October 2025

Categoria

Uncategorized